Literatura, memória e sensorialidades
Literatura e memória é um tema que está sempre em evidência porque as discussões que o permeiam são inesgotáveis e, sobretudo, porque cada vez se faz mais necessário o resgate da história, muitas vezes por meio de trajetórias, sejam elas pessoais ou coletivas, como forma de afirmação e preservação de tradições, culturas, saberes apagados, criminalizados ou apropriados pelos processos, práticas e instituições coloniais.
Assim, é urgente pensar a relação entre essa temática - Literatura e memória - e as diversas, plurais e múltiplas formas de expressões artísticas contemporâneas, junto ao questionamento de formas estéticas hegemônicas, padronizadoras e excludentes.
Pensando nisso e em diálogo com o livro A Ossada de Um Moleque, de Gabriel Sanpêra, nós da Oríkì Editora realizamos dois dias de conversa, troca de ideias, afetos e sensorialidades que estimulam e são estimuladas pela escrita, oralidade, teatralidade, alimentação e muito mais. Assista:
Primeiro encontro, realizado em 26 de junho de 2021.
Memória e sensorialidades na produção literária
Um bate papo sobre literatura e suas possibilidades de diálogos com outras formas de expressão e performances artísticas a partir das memórias ativadas pelas sensorialidades.
Com:
Tatiana Henrique, Tom Grito e Lourence Alves
Créditos das fotos:
Tatiana Henrique: divulgação
Tom Grito: Flávio Salgado
Lourence Alves: Marina S. Silva
Segundo encontro, realizado em 27 de junho de 2021.
Criação, produção e escrita a partir de A Ossada de um moleque
Um bate papo sobre processos de escrita, produção literária, escritas não-hegemônicas e a experiência da criação de A ossada de um moleque.
Com:
Gabriel Sanpêra, Simone Ricco e Luciene Nascimento
Créditos das fotos:
Gabriel Sanpêra: Bia Ferrer
Simone Ricco: divulgação
Luciene Nascimento: divulgação